terça-feira, 10 de maio de 2011

18 Dicas de Paulo Mainhard - RJ

Paulo Mainhard separou mais de 70 filmes em sua lista, para nós. Impossível colocar todos numa só tacada, optamos então por incluir os filmes aos poucos. e Começamos por 4 cineastas que ele nos indicou: Almodóvar, Bergman, Fellini e Goddard. 
Paulo é considerado, por nós, um "gurú" do projeto Cinema Possível. Seu modo de ver/pensar cinema é materializado em nosso fazer.

"O próprio cinema é uma nova tecnologia. Tem pouco mais de cem anos de existência é uma arte historicamente recente. Agora, a tecnologia digital, que está invadindo como um Tsunami, para mim é uma bênção! Graças a ela posso "brincar" de fazer filmes. Quando eu era criança, fazer cinema era coisa de milionário, ou de quem já tinha os conchavos. Agora continua sendo, mas podemos nos iludir empunhando câmeras digitais e editando no nosso computador caseiro, exibindo nossos filmes em festivais, mostras e cineclubes (algumas vezes promovidos por nós mesmos). Tudo bem, não dá pra misturar, afinal a realização em película é muito mais complicada. Outro mundo mesmo, não só pela qualidade da imagem, mas em relação à tensão no set e os profissionais da equipe técnica. Em vídeo, praticamente qualquer um pode pegar uma câmera e fazer um filme. Isso não acontece com um filme em película, quem está ali tem que ter estudo, experiência. Porém, o filme digital é uma forma de furar o bloqueio, de experimentar a linguagem, colocar em prática tudo aquilo que estudamos". (Paulo Mainhard).


Pedro Almodóvar - Espanha
“Volver”, “Tudo Sobre Minha Mãe”, “Carne Trêmula”, “Fale com ela”, “Ata-me, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos".
Ingmar Bergaman - Suécia
“Morangos Silvestres”, “O sétimo Selo”, “Gritos e Sussurros”, “Fanny e Alexander”, "Persona".
Frederico Fellini - Itália
”Ensaio de Orquestra”, “Amacord”, “Oito e meio”, “Noites de Cabíria”, “A Doce Vida”
Jean Luc Goddard - França
 “Acossado”, “Weekend à Francesa” e “Alpha Ville”


CONFIRA OS CARTAZES

Um comentário: